LUIZ CARLOS AMORIM ROBORTELLA NOMEADO PRESIDENTE DA ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO DO TRABALHO (BIÊNIO 2022/2024)

O Professor Luiz Carlos Amorim Robortella é o novo Presidente da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT) para o biênio 2022/2024, tendo como Vice-Presidente o ex-Ministro Presidente do Tribunal Superior do Trabalho Carlos Alberto Reis de Paula.

A posse solene da diretoria será no dia 7.4.22, às 17 horas, Teatro da União Cultural Brasil-Estados Unidos, Rua Mário Amaral, 209 – Paraíso, São Paulo.  

A Academia foi fundada em 1978 e sua primeira diretoria teve juristas notáveis como os Ministros Arnaldo Sussekind e José de Segadas Vianna, assim como, em outros cargos, Albino Lima, Orlando Gomes, Evaristo de Moraes Filho, Amauri Mascaro Nascimento, Messias Pereira Donato, Cássio Mesquita Barros, Octávio Bueno Magano, Hugo Gueiros Bernardes, Messias Pereira Donato e outros nomes consagrados nas letras jurídicas, como o legendário Professor Antonio Ferreira Cesarino Júnior, da Universidade de São Paulo.

A Academia tem 99 cadeiras (a de número 1 será sempre do saudoso Arnaldo Sussekind), muito disputadas em rigoroso processo eleitoral por juristas brasileiros de reconhecido valor intelectual e científico.

A ABDT promove intensa atividade cultural através de colóquios, simpósios e congressos nacionais ou internacionais.

Publica regulamente obras coletivas com a participação intensa de todos os acadêmicos e correspondentes estrangeiros.

“É muito honroso presidir uma entidade de cunho rigorosamente científico, dedicada à pesquisa e à afirmação ou reconstrução dogmática do direito do trabalho,  a fim de que melhor cumpra seu papel regulatório em tempos de crise econômica, guerras, pandemias, desemprego, pobreza, exclusão social, plataformização e precarização das condições dos trabalhadores”, diz o Presidente Robortella.

Sócio-Fundador do Escritório “Robortella e Peres Sociedade de Advogados”, é Doutor em Direito do Trabalho pela USP, ex-Professor das Faculdades de Direito Mackenzie e FAAP, titular da cadeira n. 27 da Academia Ibero-Americana de Direito do Trabalho e da Seguridade Social, membro do Conselho de Assuntos Jurídicos e Legislativos e do Conselho Superior de Relações do Trabalho (FIESP), tendo integrado em 2019/2021 o Grupo de Altos Estudos do Trabalho – GAET que preparou projeto de reforma sindical a pedido do Ministério da Economia.

Foi representante do Brasil perante o Comitê Executivo da Sociedade Internacional de Direito do Trabalho e da Seguridade Social nas reuniões de Sidney, Sevilha, Santiago, Praga, Turim, Córdoba e Lisboa.

Há mais de 45 anos escreve e profere palestras em eventos nacionais e internacionais sobre variados temas, com ênfase na modernização e racionalização das relações de trabalho. Publicou individualmente e em coautoria mais de 50 livros e cerca de 260 artigos em revistas brasileiras e estrangeiras.

Mais sobre a academia: