Sócios Gestores – Atividade Acadêmica
Em conceituadas publicações nacionais e estrangeiras Robortella e Peres figuram com destaque. Na Análise Advocacia a sociedade figura desde a primeira edição.
Ambos têm doutorado aprovado por concurso público na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e atuam como professores de graduação e pós-graduação, conferencistas e palestrantes em eventos nacionais e internacionais.
Robortella foi docente voluntário da Faculdade de Direito da USP, Professor de Direito e Processo do Trabalho da Faculdade de Direito Mackenzie e da Faculdade de Direito da FAAP. É membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, da Academia Ibero-Americana de Direito do Trabalho, do Conselho Jurídico e do Conselho Superior de Relações de Trabalho da FIESP.
Peres foi professor de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da FAAP, dos cursos de pós-Graduação da FAAP, PUC-COGEAE e da GV-LAW. É atualmente professor da Pós-Graduação em Direito do Agronegócio do IBDA, do Curso de Direito do Agronegócio do INSPER, foi Presidente da Comissão de Direito do Trabalho do IASP e integra o Conselho Superior de Relações de Trabalho da FIESP.
Robortella há mais de 45 anos escreve e profere palestras em eventos nacionais e internacionais sobre variados temas, com ênfase na modernização e racionalização das relações de trabalho. Publicou individualmente e em coautoria mais de 50 livros e cerca de 260 artigos em revistas brasileiras e estrangeiras.
Peres publicou duas obras sobre o contrato internacional de trabalho e a jurisdição internacional, bastante atuais diante das novas tecnologias e da mobilidade do capital, que, somadas à pandemia do Coronavírus, produzem crescente transnacionalização dos trabalhadores. Além disso, é autor de dezenas de artigos e co-autor obras coletivas.
Ambos participam regularmente como examinadores de bancas de faculdades de direito públicas e particulares.
Participação em Grupos de Estudos
Robortella compôs a Comissão Permanente de Direito Social do Ministério do Trabalho até o fim do Governo Fernando Henrique Cardoso, produzindo sugestões de normas constitucionais e ordinárias.
Ambos participaram ativamente da reforma trabalhista de 2017 em reuniões com autoridades, palestras e artigos na imprensa. Peres atuou em audiências públicas no Senado Federal e na Câmara de Deputados, em Brasília.
Em 2019 passaram a compor grupo de trabalho criado pelo Ministério da Economia (GAET) para elaborar propostas de reforma constitucional e infraconstitucional do ordenamento trabalhista.
Consultoria e Contencioso
O escritório tem clientes de segmentos diversos da indústria, bancos, serviços e agronegócio.
Os sócios Robortella e Peres atuam diretamente, com o essencial apoio da sócia Juliana Scalissi Martins para casos complexos e coordenação das equipes, na estratégia de defesa e no trabalho intelectual. Preparam teses, memoriais e sustentam oralmente a defesa dos clientes perante os tribunais, inclusive Tribunal Superior do Trabalho e Supremo Tribunal Federal, em causas de maior complexidade jurídica e vulto econômico.
A consultoria é campo de forte atuação para questões simples e complexas das empresas mediante pareceres jurídicos e estratégicos.
Por indicação de escritórios de advocacia, Robortella e Peres, com rigorosa neutralidade e abordagem acadêmica, escrevem pareceres jurídicos sobre teses debatidas em processos judiciais e extrajudiciais.
A sociedade tem na consultoria e no contencioso estratégico de média/alta complexidade a essência de seu planejamento estratégico.
Equipe
Os sócios são advogados especializados e com sólida formação jurídica. Apoiados por estagiários recrutados em boas faculdades de direito, se mantêm atualizados e transmitem conhecimentos através de reuniões, estudos de caso e work-shops periódicos.
Clientes são atendidos nos idiomas português, inglês, francês e espanhol.
A biblioteca informatizada garante acesso à legislação, doutrina e jurisprudência. Seu acervo reúne cerca de 4.300 livros e periódicos nacionais e estrangeiros.
O setor de Controladoria Jurídica oferece relatórios, avaliação de riscos, estimativa de contingência e informações indispensáveis à gestão dos conflitos e das carteiras dos clientes.
Áreas de Atuação
Ações e defesas perante todos os graus de jurisdição da Justiça do Trabalho: Varas do Trabalho, Tribunais Regionais do Trabalho, Tribunal Superior do Trabalho, assim como Supremo Tribunal Federal.
Conflitos de direito coletivo e sindical, inclusive negociações com sindicatos e outras entidades.
Contencioso administrativo e extrajudicial, com defesas e recursos junto ao Ministério da Economia (Secretaria de Previdência e Trabalho) e outras instituições públicas ou privadas.
Consultoria e Pareceres.
O escritório tem como objetivo a melhoria do padrão das relações de trabalho e a proteção do investimento produtivo contra atos arbitrários e abusivos através de soluções práticas, rápidas e eficazes que reduzam os impactos dos conflitos na atividade empresarial.
MISSÃO, VISÃO E VALORES.
- Integridade e transparência, com o mais alto padrão de ética e honestidade;
- Trabalho em equipe com responsabilidade, respeito e confiabilidade;
- Excelência técnica através de alto grau de profissionalismo e eficiente parceria com os clientes;
- Foco em resultados;
- Gestão baseada na meritocracia.
- CÓDIGO DE CONDUTA
Nossos valores são integridade, ética e transparência. Acreditamos que um mundo mais justo e equilibrado se constrói a partir da boa-fé e honestidade.
- SUSTENTABILIDADE
Temos como princípio o uso racional dos recursos naturais. Com 100% dos processos digitalizados, reduzimos o consumo de papéis. Além disso, utilizamos processos de gestão que consideram a diversidade cultural, preocupação ecológica e viabilidade econômica.
- RESPONSABILIDADE SOCIAL
Apoiamos o Instituto Energia do Saber, organização sem fins lucrativos que objetiva o acesso ao conhecimento e apoio no desenvolvimento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Apoiamos o projeto WimBelemDon. Projeto social criado no ano de 2000 e tem como objetivo promover a inclusão de crianças e adolescentes em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, fomentando o desenvolvimento integral de cada educando e estimulando-os ao protagonismo.